E AGORA?
Cadê o
IPHAN!?
Celso Antunes
TENHO procurado pela então titular da pasta que atende pelo sobrenome de Lacerda, mas os contatos não dão certos.
Até parece que a dita é blindada. Não é qualquer um que consegue falar com a superior do IPHAN, pelo menos em se tratando de Cáceres.
O episódio criminoso que aconteceu na ex-Câmara Legislativa no momento não anuncia nenhuma boa notícia. A não ser o posicionamento dos vereadores que fizeram um barulhinho sobre o incêndio.
Na verdade o que deveria acontecer é as autoridades, junto ao povo, acadêmicos Unemat, toda gama de cultura cacerense, as pessoas que se intitulam intelectuais dos prédios antigos se unirem em grande manifesto em repúdio a morosidade, ao descaso do IPHAN para com a cidade de Cáceres.
O problema é tão gigantesco que parece que as pessoas do meio apenas balbuciam, falam, discursam, ação que é bom, nada. Vejamos a aproximação das chuvas torrenciais, isto é, daqui para alguns dias Cáceres se torna verdadeira tempestade de chuvas fortes e o prédio está extremamente vulnerável para infiltração e, consequentemente o prédio vir abaixo.
Sinceramente não quero nem me aprofundar na questão do prédio desmoronar, ai sim vai ser o caos maior.
Afinal, sem bem que o IPHAN, pelas minhas informações, nem mesmo compareceu no local para constatar a veracidade do fato.
Na minha visão, se o IPHAN tanto quer preservar a historicidade de Cáceres, tão logo aconteceu o incêndio teria que se deslocar imediatamente à Cáceres e tomar medidas enérgicas para a recuperação, proteção, seja lá o quer for em prol do prédio. No entanto, os ares mostram que nada disso aconteceu… Acho que isso cabe Ação Judicial, enquanto prevaricação.
Arre!