Manchete
Governo desmente boatos sobre Fapemat e Unemat
Publicado
9 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Em audiência pública na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (12), o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, desmentiu boatos de que a reforma administrativa irá extinguir a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e tirar a autonomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Paulo Taques foi enfático ao afirmar que as duas informações não passam de “fofoca” e convidou o público presente – professores, servidores técnicos, estudantes e sindicalistas – para uma reunião com o governador Pedro Taques na quarta-feira (13), no Palácio Paiaguás.
“Não aumentamos o orçamento da Fapemat à toa. Aumentamos porque queremos melhorar a Fapemat. Ela não será extinta. Isso nem está em avaliação”, assegurou, parabenizando o trabalho do presidente da fundação, Antônio Carlos Máximo, que estava presente no evento.
O secretário rechaçou ainda qualquer mudança na autonomia financeira e administrativa da Unemat. Ele lembrou que tem se reunido constantemente na Casa Civil com a reitora Ana Di Renzo, que também acompanhava o debate.
“A Unemat vai permanecer intacta em sua autonomia administrativa e financeira. Ninguém do governo disse ou sequer ventilou essa hipótese. Pelo contrário, o governo aumentou o orçamento da universidade. Nunca passou pela cabeça do governador qualquer medida que pudesse enfraquecer a Unemat”, disse Paulo Taques.
Secitec e reforma administrativa
Promovida pelo deputado Dr. Leonardo, a audiência pública teve a presença da secretária de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo. O destino da Secitec com a reforma administrativa também foi questionado pelo público.
Paulo Taques relatou que o governo estuda a possibilidade de unir a pasta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). No entanto, frisou que ainda não há decisão tomada.
“Quero abolir a palavra extinção e convidá-los ao raciocínio da palavra fusão. A Secitec não vai abandonar ou perder nenhum dos seus serviços”, garantiu.
O projeto de reforma administrativa deve ser finalizado em agosto e enviado à Assembleia Legislativa. O objetivo é principalmente dar mais agilidade aos serviços prestados.
“O ente Estado é, por sua própria natureza, lento e burocrático. Em alguns lugares, a burocracia precisa existir. A ideia do governador Pedro Taques é: Onde nós podemos melhorar para que o serviço seja mais ágil sem perder a segurança, sem perder os mecanismos de controle? Isso não é uma equação simples”, avaliou.
VEJA TAMBÉM
-
Rosa Neide destina R$ 1,5 milhão para reforma do campus da UNEMAT de Cáceres
-
Pesquisadores apontam condições necessárias para retomada de Aulas Presenciais em Escolas
-
COVID 19: VEREADORES DE CÁCERES PROTOCOLAM “MEDIDAS EM CARÁTER DE URGÊNCIA”
-
Colágeno a partir de resíduos de pescado
-
Reitoria da Unemat
-
Jornalista Gonzaga diz que Doutor Leonardo colocou a Unemat em maus lençóis

Política

Prefeita Eliene chama presidente da Câmara de louco e psicopata; Negação convoca coletiva e promete resposta firme

NEGAÇÃO EM AÇÃO: Presidente da Câmara propõe programa ambiental, homenagens e melhorias para zona rural de Cáceres

Proposta inédita de vereadora Magaly pode garantir salas humanizadas para mães que perderam bebês em hospitais de Mato Grosso

Janaina Riva lidera cenários para governo de MT e agita corrida de 2026

“Senadora, senadora!”: Janaina Riva é aclamada por prefeitos em Brasília e acende luzes para 2026

Pastorello propõe solução a Mauro Mendes para retirar taxação do Free Shop de Cáceres/MT
Cidade

“Quem tem medo do Free Shop de Cáceres é o contrabando”, diz Pastorello

“Bom dia Prefeita: Até quando vamos esperar uma tragédia?” – Morador clama por socorro em cruzamento perigoso de Cáceres/MT

OAB Cáceres manifesta-se contra reajuste da UFIC e propõe revisão da “Tabela do ISSQN”

Pastorello exige transparência na aplicação dos R$ 3 milhões recebidos após enchente de 2024

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário
