Cidade
IPTU & ALVARÁ
Publicado
10 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Convocado pela Câmara
Secretário de Fazenda não
tranquiliza vereadores e
o IPTU 2015 deverá arrancar
o “couro” da população
- Secretário Júnior Trindade e sua equipe, proferindo as devidas
- explicações aos Vereadores e ao público em geral
Foto Celso Antunes
Assessoria
Atendendo requerimento de autoria do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) aprovado por unanimidade o Secretario de Fazenda Júnior Cesar Trindade esteve nesta segunda-feira (02), ontem, na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre os critérios adotados pela prefeitura para cobrança do Alvará de Licença e do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano que deverá ser lançado no mês de abril.
“Após as explicações do secretário não tenho dúvida que a população cacerense vai cair para trás quando receber o seu IPTU no mês que vem. Em alguns casos o aumento deverá passar dos 200%. Em minha opinião a prefeitura vai acabar sacrificando os 25% dos munícipes que pagam em dia o imposto” argumenta Café no bule.
Temendo futuras ações judiciais o prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) revogou o Decreto nº 085 de 23 de fevereiro que promovia alterações e atualizações na tabela da planta genérica que serve de base de cálculo do valor venal dos imóveis e publicou o Decreto nº 090 de 27 de fevereiro que disciplina os procedimentos para a cobrança do IPTU e das taxas de serviços urbanos na forma do código tributário municipal. “A meu ver a prefeitura com essa alteração busca amparo legal para justificar o aumento”, frisa Edmilson Campos.
O Secretário de Fazenda, Júnior César Trindade, anunciou que o Executivo deverá encaminhar ao Legislativo nos próximos dias um Projeto de Lei que buscará promover alteração e atualização da planta genérica do município. “A atual tabela da planta genérica está defasada e não representa a realidade imobiliária de Cáceres. A administração espera que a Câmara corrija esse equívoco, para que todos paguem o IPTU de acordo com o real valor do seu imóvel” argumenta Júnior Trindade.
O comerciante Valter Júnior e o representante imobiliário Omar Veggi acompanharam as explicações do Secretario de Fazenda e condenaram a forma como a prefeitura está elaborando os cálculos para a cobrança do IPTU 2015. “Quero parabenizar a iniciativa da Câmara através do vereador Edmilson Campos em propor essa discussão, pois não se pode aumentar o valor do imposto de maneira absurda sem ouvir o maior interessado que é o contribuinte” ponderou Valter Júnior.
- Empresário Imobiliário Valter Júnior Saes levanta o dedo e “baixa a lenha” no processo de cobrança do IPTU, Alvará…
Foto Celso Antunes
O vereador Edmilson Campos (Café no Bule) comemorou o resultado da convocação, segundo ele, o objetivo foi alcançado. “Vamos mobilizar as entidades de classes para que a população cacerense pague um valor justo pelo seu IPTU ou pelo seu Alvará de Licença, caso contrário, poderemos verificar um aumento maior do índice de inadimplência que hoje chega a 75%”, alerta Campos.
O presidente da Câmara Marcinho Lacerda (PMDB), tendo em vista as inúmeras dúvidas, marcou para a próxima terça-feira (10) às 10 horas da manhã no plenário da Câmara Municipal uma nova rodada de discussões. “Além do IPTU e do Alvará de Licença esta Casa de Leis quer discutir também a cobrança do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis que ultimamente tem recebido inúmeras reclamações” destacou Lacerda.

Política

Prefeita Eliene chama presidente da Câmara de louco e psicopata; Negação convoca coletiva e promete resposta firme

NEGAÇÃO EM AÇÃO: Presidente da Câmara propõe programa ambiental, homenagens e melhorias para zona rural de Cáceres

Proposta inédita de vereadora Magaly pode garantir salas humanizadas para mães que perderam bebês em hospitais de Mato Grosso

Janaina Riva lidera cenários para governo de MT e agita corrida de 2026

“Senadora, senadora!”: Janaina Riva é aclamada por prefeitos em Brasília e acende luzes para 2026

Pastorello propõe solução a Mauro Mendes para retirar taxação do Free Shop de Cáceres/MT
Cidade

“Quem tem medo do Free Shop de Cáceres é o contrabando”, diz Pastorello

“Bom dia Prefeita: Até quando vamos esperar uma tragédia?” – Morador clama por socorro em cruzamento perigoso de Cáceres/MT

OAB Cáceres manifesta-se contra reajuste da UFIC e propõe revisão da “Tabela do ISSQN”

Pastorello exige transparência na aplicação dos R$ 3 milhões recebidos após enchente de 2024

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário
