Cidade
Maior pesque e solte do mundo
Às margens do Rio Paraguai, Cáceres recebe pessoas de todo o mundo para o Festival Internacional de Pesca (FIPe) 2016, que acontece até domingo (12), com shows nacionais, premiações, oficinas, apresentações, jogos e exposições.
“Da Emoção de Pescar e Soltar, Nasce o Amor em Preservar” é o tema deste ano, que invoca o cuidado com a natureza e o meio ambiente pela pesca esportiva.
Em sua 35ª edição comemorativa, o FIPe vem com um novo formato, com a terceirização dos shows nacionais. Hoje acontece o show de Humberto e Ronaldo, amanhã (11) Israel Novaes e para encerrar, sobe ao palco neste domingo (12), Claudia Leitte.
O Rio Paraguai é o cenário da maior competição de pesca embarcada em água doce do mundo, título conferido em 1992, quando passou a constar no Livro dos Recordes, pelo relevante número de participantes na competição embarcada motorizada e, através do Ranking Brasil, que em 2010 consagrou o FIPe como o maior em competição de canoa a remo.
Além das categorias já existentes no FIPe como infanto-juvenil, pesca em canoa/remo e pesca embarcada motorizada, uma nova categoria foi criada, a sênior. A novidade deste ano é uma ação para atender os idosos assistidos em programas sociais pela secretaria de Ação Social.
O sábado e o domingo são dedicados ao esporte, com as competições de pesca infantil e juvenil, pesca de canoa, pesca embarcada motorizada, além de outros esportes como ciclismo, caiaque, corrida de canoa artesanal e skate.
Os amantes da pesca, que se inscreveram, já concorrem automaticamente a um barco de alumínio de 6 metros, independente da classificação das equipes. E, aos que consagrarem-se vencedores, os prêmios vão desde um carro a R$ 100 mil em prêmios. Há ainda premiações de R$ 20 mil, motores e popa e barcos de alumínio.
show com Cláudia Leitte encerra a festa
A movimentação promete deixar toda a cidade à beira-rio para acompanhar as competições e, depois, os shows para o público cacerense, que espera ansiosamente iniciativas que contemplem o cenário cultural. Cáceres precisa de mais atrações, tem uma população jovem, estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) que precisam receber entretenimento e formação cultural, as oficinas promovidas pelo festival são um ponto forte para promover o debate sobre a consciência ambiental e de sustentabilidade.
Uma outra novidade que o festival reservou para esta edição foi o 1º Concurso de Fotografia Amadora com o tema: “Pôr-do-Sol no Rio Paraguai”. Interatividade do público em participar com fotos que podem ser feitas do celular, é só preciso um clique do olhar sensível.
Foram três finalistas de 61 imagens inscritas, sendo os classificados Darlan Brunel, Dheymis Douglas Ribeiro e Cassia Inês Lindote.
História
Em 1980, o FIPe foi criado por apaixonados pela pesca esportiva que queriam chamar a atenção para a necessidade de preservação do Rio Paraguai. Na primeira edição, foram apenas 42 participantes, todos homens. As mulheres só começaram a participar do festival em 1986, e de forma tímida, com apenas 1,5% do total de inscritos.
O sistema do pesque e solte foi adotado pelo FIPe em 1997, nas provas de pesca embarcada e infanto-juvenil. Em 1998, a preocupação também levou o festival a adotar anzóis sem farpas na prova de pesca infanto-juvenil.