VERSÃO FINAL
Prefeito Sanciona
Plano Municipal de
Educação

- Francis aceita Plano Municipal de Educação
Foto Assessoria
Assessoria
O prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz, encaminhou à Câmara Municipal de Cáceres, na segunda-feira passada (22), a versão final do Plano Municipal de Educação.
O texto final foi formatado após amplo debate liderado pela secretaria Municipal de Educação através de uma comissão de multidisciplinar de profissionais da educação, e membros da sociedade civil organizada e vereadores, que acompanharam as discussões e algumas mudanças sugeridas pela administração municipal.
A Câmara em tempo hábil, entendendo a necessidade da celeridade, colocou o projeto em pauta de votação, sendo aprovado por unanimidade. Após aprovação, o texto retornou ao Executivo e foi sancionado pelo prefeito, tornando-se lei municipal, em consonância à legislação federal.
O Prefeito Francis Maris Cruz, fez questão de enaltecer que o PME proporciona a valorização dos profissionais da educação no plano aprovado.
“As diretrizes, metas e estratégias do PME, que vão direcionar o rumo da educação de Cáceres para os próximos 10 anos, estão alinhadas às diretrizes estabelecidas em âmbito estadual e nacional, e são frutos de um importante trabalho elaborado pela equipe do Plano Municipal de Educação e com participação efetiva da comunidade local”, acrescentou.
Segundo Francis, o texto do PME contempla as diretrizes emanadas pela Conferencia Municipal de Educação, que foi conduzida pela comissão técnica da Secretaria Municipal de Educação, e com participação de profissionais da educação da rede pública estadual e privada, representante dos Conselhos Municipais, e ensino superior, pais e diversas entidades locais.
“O PME versa sobre as metas estipuladas para a educação de Cáceres, desde a educação infantil até o ensino superior, para a próxima década, direcionadas à nossa realidade e necessidades. Cumprimos o prazo legal definido na lei do Plano Nacional de Educação, e temos certeza dos avanços qualitativos que a educação local terá, com ênfase para a valorização do profissional da educação”, destaca.
O Presidente do Conselho Municipal de Educação , Laécio Cardoso Neves, comemora a aprovação do plano , dizendo que mesmo com algumas ressalvas, o texto original , exaustivamente discutido foi mantido e vai atender oito categorias, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação no campo, educação especial, ensino superior e financiamento de projetos para a educação.