Manchete
Audiência pública hoje, 27, à tarde na Câmara de Vereadores
Publicado
9 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Audiência pública debate fitossanidade e
saúde animal na faixa de fronteira
O evento será nesta quinta-feira (27),
às 14 horas,
na Câmara Municipal de Cáceres
O deputado Dr. Leonardo (PSD) conduz uma audiência pública, nesta quinta-feira (27), às 14 horas, na Câmara Municipal de Cáceres, para debater questões relacionadas ao “status sanitário” dos estados fronteiriços que podem apresentar doenças ou agentes infecciosos de interesse veterinário, colocando em risco a agropecuária brasileira.
Coordenador-geral da Câmara Setorial Temática (CST) que discute assuntos relacionados à fronteira Brasil/Bolívia e Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o parlamentar destacou a importância do tema, tendo em vista que, em 2006, Cáceres passou pela “zona tampão”, quando o município ficou impedido de exportar carne. As discussões serão para elaborar um conjunto de ações juntamente com os governos, órgãos e entidades públicas e privadas, de ambos os países. O parlamentar defende que seja feito um estudo de estratégias sanitárias.
“Estas questões são muito importantes em regiões de fronteiras internacionais, que são vulneráveis à entrada de animais, produtos e subprodutos de forma clandestina, e que podem conter novas variantes de agentes infecciosos e doenças veterinárias, que podem causar prejuízos ao país que esteja recebendo esses itens. Essa é uma preocupação antiga da nossa região”, ressaltou.
Foram convidados para esta audiência o Ministério Abastecimento, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), prefeituras da região fronteiriça, deputados federais e estaduais, senadores, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Superintendência de Vigilância e Saúde, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Sindicato Rural, Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag), Prefeitura de San Matias, cônsul da Bolívia e autoridades bolivianas.
“É necessário essa união para criarmos medidas de monitoramento e controle de prevenção e controle das doenças. Definir regras de saúde animal mais abrangentes, com um quadro mais forte, transparente e sustentável em relação à fitossanidade e saúde animal, com a criação de políticas públicas mais consistentes”, destacou.
VEJA TAMBÉM
-
Vereadores e população rejeitam Consórcio de Saúde da baixada cuiabana
-
Demandas da Região Sudoeste de MT em Audiência Pública
-
Vereador Elias preside Audiência Pública sobre Projeto de Rede de Esgoto
-
Projeto de Terceirização “leva pau” na CCJ
-
Extinção de Cargos: Audiência Pública, hoje, deve ser recorde de público
-
Audiência Pública discute intervenções em estruturas e áreas tombadas da cidade

Política

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas
Cidade

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário

Cáceres lança Ecossistema de Inovação com apoio do Sebrae em evento na Câmara Municipal
