Conecte-se conosco

Cidade

AUMENTO SALARIAL NÃO…!

Publicado

em

 

PRESENTE DE FIM DE ANO

PREFEITO FRANCIS VETA

AUMENTO DE SALÁRIO AOS

SERVIDORES PÚBLICOS

PREFEITO DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE DAR AUMENTO SALARIAL

PREFEITO DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE DAR AUMENTO SALARIAL

ÁTILA GATTASS

Veto Parcialmente o

Projeto de Lei sob o nº

47 de 26 de setembro

de 2014

“O mérito da emenda de aumento salarial conforme

votado e unanimemente aprovado é mais que justo,

portanto!  Ocorre, porém, que não há possibilidade legal

e constitucional para a concessão do aumento salarial

através de emenda legislativa na lei orçamentária,

sob pena do sancionamento incorrer em crime

de responsabilidade da administração, com a

censura de perda do mandado do prefeito municipal”

REFERÊNCIA: Projeto de Lei sob o n° 47 de 26 de setembro de 2014, aprovado pelo Legislativo em Segunda Sessão Ordinária realizada no dia 15 de dezembro de 2014, que dispõe sobre as DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL para o exercício de 2015 e dá outras providências.

DESPACHO: Veto Parcialmente o Projeto de Lei sob o n° 47 de 26 de setembro de 2014, aprovado pelo Legislativo em Segunda Sessão Ordinária realizada no dia 15 de dezembro de 2014, que dispõe sobre as DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL para o exercício de 2015 e dá outras providências, para excluir a emenda legislativa que suprimiu o parágrafo único do artigo 22 com a criação dos parágrafos primeiro e segundo ao mesmo dispositivo de lei, eis que inverídico que o Processo Judicial que lhe serviu de fundamento tenha ordenado qualquer percentual de aumento salarial, não emprestando legalidade ao ato; por ausência de lei específica de iniciativa privativa do Executivo Municipal concedendo o aumento salarial indicado na emenda orçamentária; por ausência de indicação orçamentária da fonte de recursos necessários para corresponder com a despesa de custeio objeto da emenda, razões que inquinam de absoluta ilegalidade e inconstitucionalidade da proposta de emenda legislativa, ficando, todavia, resalvada a promulgação do texto original do Projeto de  Lei n° 47 de 26 de setembro de 2014,  enviado à essa Colenda Corte Legislativa, submetendo, contudo, o veto parcial ora manifestado à apreciação dos nobres vereadores, nos termos dos §§ 1º e seguintes do artigo 53 da Lei Orgânica do Municipal.

Prefeitura Municipal de Cáceres/MT, 30 de dezembro de 2014.

 

FRANCIS MARIS CRUZ

Prefeito de Cáceres

 

RAZÕES DO VETO

 

Anúncio Patrocinado

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CÁCERES, SENHORES VEREADORES.

           

O Projeto de Lei 47 de 26 de setembro de 2014 de iniciativa do Executivo Municipal e que dispõe sobre as diretrizes, metas e prioridades da Administração Pública Municipal fora aprovado com emenda modificativa e aditiva pelo colendo Legislativo Municipal, suprimindo-se o parágrafo único do artigo 22, “in verbis”:

 

Parágrafo Único: A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração aos servidores observará legislação própria, respeitados, entretanto, os limites impostos pela legislação Federal.

 

Trazendo, em modificação os parágrafos primeiro e segundo, nos seguintes termos:

 

§ 1º. A Revisão das perdas salariais dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres-MT, conforme processo Nº 3253-25.2005.811.0006 (COD. 44798) e Tabela de Demonstrativo da Revisão Geral Anual dos Servidores Públicos Municipais de Protocolo Nº A65191 de 03/09/2014 (ANEXO ´IV`), seja realizada respeitando os Artigos 212 da CF/88, Lei Complementar 141/2012, Lei Complementar 101/00 e os Artigos 24, 38, 39 da LDO/2015.

 

Anúncio Patrocinado
VEREADOR EDMILSON CAMPOS CAFÉ NO BULE FERRENHO DEFENSOR DOS SERVIDORES

VEREADOR EDMILSON CAMPOS CAFÉ NO BULE FERRENHO DEFENSOR DOS SERVIDORES

  § 2º. A Revisão das perdas salariais dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres – MT será realizada em 01/2015 em 12% (doze por cento) respeitando o parágrafo 1º, através de apresentação de Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) respeitando a Lei Complementar 101/00 em seus Artigos 48 e 49.

 

Pois bem, com mencionada emenda o Projeto de Lei 47 suso mencionado veio para sancionamento do Executivo Municipal na forma prevista no artigo 53 e seguintes da Lei Orgânica Municipal.

 

Ocorre, porém, que o artigo 61 da Lei Orgânica Municipal considera crime de responsabilidade, apenado com a perda de mandato, todos os atos do Prefeito Municipal que atentem contra a lei orçamentária da administração municipal. Com efeito, sancionar na integra o Projeto de Lei 47 de 26 de setembro de 2014 de iniciativa do Executivo Municipal, com a emenda legislativa proposta, estar-se-ia promovendo ato eivado de nulidade absoluta, consoante enaltecido no despacho que veta a emenda e seria mesmo que incorrer na tipicidade do crime de responsabilidade previsto no dispositivo em comento, haja vista que a administração concederia aumento salarial sem base legal, importando na penalidade capital de perda de mandato do prefeito Francis Maris Cruz.

 

Não se trata à emenda de mera revisão geral e anual, conforme, aliás, vem sendo piamente realizada todos os anos, como, também o será no exercício de 2015 nos termos das legislações específicas e já contemplado no PPA – Lei 2.399/2013, com regular previsão na LDO e LOA para o próximo exercício.

 

A emenda em verdade atribui inexorável reajuste salarial ou aumento de salário, situação completamente diferente e que depende de Lei Específica e de iniciativa exclusiva do Executivo Municipal.

 

Há que se louvar, entretanto, a unânime aprovação meritória da emenda pelo Legislativo Municipal. Não há dúvida quanto ao valoroso e sincero desejo político da grande maioria dos vereadores, com o necessário reequilíbrio salarial do Servidor Público Municipal. É sabido e consabido a imprescindibilidade de uma ampla reforma administrativa que redefinam cargos, atribuições e padrões salariais em patamares equilibrados, para que todos, indistintamente, tenham justas e compatíveis remunerações.

Anúncio Patrocinado

 

Esta vontade política dos nobres vereadores, também, é a vontade política da administração municipal, que sem medir esforços pretende acolher o clamor da classe através de sua representação sindical e a vontade legislativa unanimemente expressada na emenda, através de uma proposta legislativa específica a ser encaminhada à apreciação da Câmara, fazendo-se observar a legalidade e a constitucionalidade de um Projeto de Lei pautado em bases sólidas de prévio estudo norteado pela Lei de Responsabilidade Fiscal que veda gasto mais de 60% da receita com pessoal (art. 19, III); que determina o estudo de impacto orçamentário e financeiro para a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ações governamentais e o artigo 37, X da Constituição Federal que determina que a remuneração dos servidores somente poderá ser fixada ou alterada por lei específica, observada a iniciativa privativa do respectivo poder federativo executivo.

 

O mérito da emenda de aumento salarial conforme votado e unanimemente aprovado é mais que justo, portanto!

 

Servidores há muito vêm pedindo apoio dos vereadores para essa questão

Servidores há muito vêm pedindo apoio dos vereadores para essa questão: o caso vai ainda mais longe…

Ocorre, porém, que não há possibilidade legal e constitucional para a concessão do aumento salarial através de emenda legislativa na lei orçamentária, sob pena do sancionamento incorrer em crime de responsabilidade da administração, com a censura de perda do mandado do prefeito municipal consoante asseverado acima. Não seria diferente a penalidade aos vereadores, no caso de rejeição ao veto e promulgação da lei orçamentária com a inclusão da emenda apresentada pelo Poder Legislativo, arrimado nos §§ 7º e 8º do artigo 53 da Lei Orgânica Municipal.

 

Não se revela a possibilidade legal de aumento salarial arribado em sentença judicial conforme serviu ao embasamento dos parágrafos criados através da emenda que ora se veta, em razão de que restaria caracterizada a intromissão do Poder Judicial na esfera independente do Poder Executivo Municipal, conforme, aliás, foi esta à decisão judicial proferida no processo nº 3253-25.2005.811.0006 (COD. 44798) mencionado na emenda, “in verbis”:

 

“Com efeito, não há que se falar em execução da sentença para o fim de impor a revisão geral anual, inclusive com indicação de percentuais por ordem do Poder Judiciário, porque tal ato depende de PROCESSO LEGISLATIVO, DE INICIATIVA EXCLUSIVA DO PODER EXECUTIVO, sob pena de intervenção nefasta do Poder Judiciário na seara de outro Poder do Estado” (grifo nosso). 

Anúncio Patrocinado

 

“Neste quadrante, diga-se que não existe efeito da sentença que retroage até 1997, como faz induzir o exequente (Sindicato). Primeiro, porque a sentença disso não trata e segundo porque não poderia, seja pela indevida intervenção do Poder Judiciário junto ao Executivo e ao Legislativo, seja pela prescrição quinquenal” (o parêntese é nosso). 

 

Com efeito, ficou contraditória a emenda com a sentença judicial que lhe serviu de embasamento.

 

É absolutamente ilegal, portanto, a emenda de modo que ainda que promulgada através do Legislativo Municipal será ela inexequível, haja vista que a sentença que lhe serviu de fundamento julgou ao contrário daquilo que expressou o objeto da emenda.

 

De outro norte, é inconstitucional o aumento salarial por ausência de lei específica e por ausência de estudo de impacto financeiro consoante acima amplamente exposto, mesmo porque, na LOA não há indicação de fonte de recursos para aporte do reajuste salarial objeto da emenda.

 

Servidores reclamam...

Servidores reclamam…

Com estas considerações, veto a emenda proposta pelo Legislativo à Lei de Diretrizes Orçamentária para promulgar o Projeto de Lei Projeto de Lei 47 de 26 de setembro de 2014 conforme texto original enviado à essa Colenda Corte Legislativa, submetendo, contudo, o veto parcial ora manifestado à apreciação dos nobres vereadores, nos termos dos §§ 1º e seguintes do artigo 53 da Lei Orgânica Municipal.

 

Anúncio Patrocinado

Comunique-se ao ilustre Presidente do Legislativo sobre o presente veto, através de ofício e mediante publicação na imprensa oficial do município, conforme previsto do § 1º do dispositivo acima referido, no prazo máximo de 48 horas.

 

Prefeitura Municipal de Cáceres/MT, 30 de dezembro de 2014

 

 

FRANCIS MARIS CRUZ

Prefeito de Cáceres

Continue lendo
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Patrocinado

Região

Região

Cavalhada e Dança dos Mascarados: Tradição de Poconé

Fortalecimento da Identidade Cultural e Comunitária No último sábado, 22, a Cavalhada de Poconé, uma das manifestações culturais mais emblemáticas...

Região

Vale do Araguaia inaugura “Centro de Distribuição de Sementes”

O centro de distribuição possui capacidade de armazenamento de sementes para 100 mil hectares de soja A cidade de Água...

Região

Convite Especial: Participe da 1ª Festa do Milho em Curvelândia! Começa hoje

A entrada é gratuita, e contamos com a sua ilustre presença para abrilhantar ainda mais este momento especial Venha celebrar...

Região

Delícias e Tradições: 1ª Festa do Milho de Curvelândia, realizada pelo Instituto Brasil acontece neste final de semana

A Festa do Milho tem o objetivo de promover e valorizar a cultura agrícola fundamental em Mato Grosso A 1ª...

Região

Desafios orçamentários e compromisso organizacional provocam o adiamento da “1ª Festa do Milho” em Curvelândia/MT

A decisão de adiar a festa foi motivada pelo atraso na abertura do Orçamento do Governo do Estado de Mato...

Manchete

Transformação no Campo: Lula e o Governo Federal Impulsionam Regularização Fundiária no Oeste de Mato Grosso

O Presidente Lula e o Governo Federal encontram-se firmemente empenhados na regularização fundiária Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Ministro...

Região

Oeste de Mato Grosso: Irajá Lacerda e Fávaro, defensores da Regularização Fundiária

O Ministro Carlos Fávaro e Irajá Lacerda estão empenhados em agilizar a regularização fundiária no oeste de Mato Grosso O...

Região

Investimento em Saneamento Básico e Abastecimento de Água: Mauro Mendes destina R$ 78,5 milhões para obras em Municípios

O Rio Paraguai é grandemente beneficiado pelos trabalhos de despoluição; e, consequentemente, a população também ganha com esse investimento Em...

Região

COOPERA+MT: Emoção e homenagens marcam as comemorações pelos 50 anos do Sistema OCB/MT

“Esse momento é muito importante, porque representa 50 anos de vida, de conquistas, de desafios, de pessoas que passaram por...

Região

TRIBUNAL DE CONTAS: Presidente da Câmara de Araputanga participa do Interage TCE, em Cuiabá

“Diálogo franco e construtivo entre fiscal e fiscalizado, não deixando espaço para dúvidas” O Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Anúncio Patrocinado

Cidade

Cidade

Revolta no Guanabara: Promessa de asfalto não cumprida abala campanha de reeleição da Prefeita Eliene Liberato Dias

Moradores do bairro Guanabara se revoltam com a falta de asfalto na Rua Membeca e espalham faixas de protesto, ameaçando...

Cidade

“Asfalto pela Metade”: Solução incompleta para o bairro Marajoara

Moradores da rua São Tomé se reúnem para discutir a pavimentação parcial e articular uma mobilização contra a obra A...

Cidade

Projeto de Franco Valério: R$ 400 milhões para asfalto

Vereador Franco Valério solicita recursos para modernização das ruas de Cáceres, visando impulsionar o desenvolvimento e a qualidade de vida...

Cidade

Vereador propõe adequação da “Tarifa Social” conforme lei federal

Lei Federal nº 14.898/2024 amplia desconto na tarifa de água para famílias de baixa renda; município deve regulamentar e expandir...

Cidade

De assinaturas à ação: O asfalto chega ao bairro Marajoara

Mobilização comunitária e determinação resultam na conquista do asfalto para o bairro Marajoara, unindo esforços entre moradores e autoridades locais...

Cidade

41º FIPe: Prefeitura prepara celebração para 2024

Lançamento oficial anuncia programação e destaques do evento Nesta segunda-feira, 17 de junho, às 19h, no Centro de Eventos Maria...

Cidade

Irajá Lacerda e Ricardo Grácia: Parceria que transforma Cáceres com ações de solidariedade

Doação de calçados infantis e outras iniciativas reforçam o compromisso de líderes em melhorar a vida da população local Em...

Cidade

Ex-Reitor da Unemat é presidente do Republicanos em Cáceres

Taisir Karin busca alianças políticas visando candidatura à Prefeitura Em uma reunião da Executiva Municipal realizada nesta quinta-feira, 06 de...

Cidade

Dr. Sérgio enfrenta prefeita em defesa de Crianças Autistas e critica tentativa de bloquear atendimento de saúde

A prefeita Eliene Liberato Dias, do PSB, está sob intensas críticas por sua ação de tentar barrar um mutirão da...

Cidade

Magistrado: Vê importância de Instituto de Autismo e barra ação da Prefeita Eliene

O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, José Eduardo Mariano, destaca a importância do mutirão, que visa diagnosticar crianças...

Anúncio Patrocinado

Saúde

Saúde

STF analisará integralidade da aposentadoria por doença incurável

Decisão do STF poderá redefinir regra da Reforma da Previdência de 2019, que prevê benefício mínimo de 60% A Reforma...

Saúde

Maio Vermelho: Prevenção e detecção precoce do câncer bucal

Feridas na boca que não cicatrizam em três semanas podem ser um dos principais sintomas do câncer bucal e merecem...

Saúde

Dengue: Alimentos a evitar e a consumir para ser curado

Descubra quais alimentos ajudam no combate à dengue e quais devem ser evitados para minimizar riscos à saúde A dengue...

Saúde

Jussara Evangelista luta por melhorias na saúde de Cáceres/MT

Conheça a trajetória de Jussara Evangelista, enfermeira dedicada à saúde pública e agora pré-candidata a vereadora em Cáceres/MT O trabalho...

Saúde

PATRONO: Gilmar Mendes impulsiona projeto de implantação da unidade da Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso

“Investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade em Cuiabá” A incansável busca da assessora parlamentar Adriane...

Saúde

DOE VIDA: Faça parte da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”

Sua doação pode salvar vidas: lutemos contra as doenças crônicas O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo...

Saúde

TCU investiga potenciais irregularidades nas aquisições de medicamentos para o tratamento do HIV/AIDS

O Tribunal analisou prejuízos aos recursos públicos, atrasos na entrega de medicamentos e falta de transparência nos contratos O Tribunal...

Saúde

Prefeitura de Cáceres reinaugurará, no próximo dia 06 de fevereiro, às 17 horas, o Centro de Reabilitação – CER

Ampliação e modernização do espaço para atender às necessidades específicas dos pacientes Conforme afirmado pela prefeita Eliene Liberato Dias, a...

Saúde

Pesquisa mostra que Cáceres/MT evoluiu muito na área da Saúde

Retomada do Consórcio permitiu mais agilidade nos atendimentos de consultas, exames e cirurgias Pesquisa qualitativa feita pela Avaliar, em agosto...

Saúde

Unimed Cáceres: atendimento segue normal, apesar de notificação da ANS

Cooperativa anuncia audiência com ANS e reitera confiança na reversão da situação Apesar da notificação da Agência Nacional de Saúde...

Anúncio Patrocinado

Política

Política

Republicano de Cáceres se reúne para definir estratégias para as eleições de 2024

Encontro na residência do professor Maurinho contou com a presença de membros da executiva, simpatizantes e pré-candidatos a vereador Na...

Política

Ministério liderado por Alckmin inicia trabalhos da ZPE de Cáceres

A conquista histórica trará desenvolvimento econômico e novas oportunidades para a região, após mais de 30 anos de espera Após...

Política

Pastorello exige Informações sobre concurso e vagas em Cáceres

Vereador Cézare Pastorello solicita transparência sobre o número real de vagas e a disponibilização de dados no Portal da Transparência...

Política

Pesquisas duvidosas: A estratégia covarde que “envenena” o Processo Eleitoral

Manipulação eleitoral em Cáceres: Omissão de pré-candidatos em “Pesquisa sem Registro” gera indignação e ações legais Conforme denúncias, nas “Redes...

Política

Taisir Karin: Um acadêmico de peso rumo à prefeitura de Cáceres

Professor e ex-reitor aposta na experiência acadêmica para solucionar os desafios da cidade A decisão de Taisir Mahamudo Karin, um...

Política

Descompatibilizações agitam pré-candidaturas em Cáceres

Líderes de várias áreas deixam seus cargos para disputar eleições municipais em Cáceres Com o fim do prazo para descompatibilização...

Política

Café no Bule deixa a Televisão para concorrer a Vereador

O apresentador Edmilson Campos, conhecido como Café no Bule, se afastou do comando do telejornal Olho Vivo na Cidade para...

Política

Economia da região oeste: Uma “Nova Era” de prosperidade

Irajá Lacerda trabalha para transformar a região em um polo de desenvolvimento Na última sexta-feira, 28 de junho, a Câmara...

Política

Pré-candidato a Vereador Judson Prata participa de evento “Rota Rondon” no IFMT em Cáceres

Judson Prata enaltece a importância do projeto “Rotas de Integração Sul-Americana” para o desenvolvimento regional Na manhã de hoje, 21,...

Política

Sérgio Arruda desponta como alternativa a Eliene e Francis

A candidatura de Sérgio Arruda, destacada pela promessa de renovação, desafia a hegemonia de Eliene Liberato e Francis Maris em...

Anúncio Patrocinado

Coluna do Celso Antunes

Internacional

Internacional

Tentativa de assassinato contra Donald Trump durante Comício

Ex-presidente é atingido de raspão na orelha; atirador é morto no local No último sábado, dia 13 de julho de...

Internacional

Ministros em Cáceres: Um encontro que reforça a articulação de Irajá Lacerda

Rota estratégica em pauta, presença maciça e desafios superados A cidade de Cáceres foi palco de um evento político histórico,...

Internacional

História: Celebrando o “Dia do Trabalho” e a devoção a “São José Operário”

Reflexões sobre a importância histórica e espiritual do 1º de Maio Neste 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho,...

Internacional

Visita histórica: 4 Ministros de Estado e Autoridades Nacionais e Internacionais chegam a Cáceres para apresentar Rota Estratégica para o Agronegócio

Início de uma nova era para o agronegócio brasileiro e sua relação com o mercado asiático e a comunidade andina...

Internacional

Problemas Políticos: Autoridade Palestina tenta se distanciar do Hamas e do Irã

Recentemente, partido de Mahmoud Abbas pediu o fim da intervenção iraniana em assuntos palestinos e criticou o grupo terrorista Hamas...

Internacional

IMAGEM IMPACTANTE: Onça em pleno ataque a jacaré no Pantanal recebe o título de “Melhor Foto da Vida Selvagem do Ano”

O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré, foi eleita a melhor foto pela Organização...

Internacional

BASTA: Policia de San Matias é pressionada a deixar vergonhosa prática de “atropelos”

Fortíssimas denúncias mostraram o quanto a Policia de San Matias se encontra manchada por atos corruptos – veja vídeo No...

Internacional

EXTORSÃO: Brasileiros vivem “tempos difíceis” na Bolívia

Vereador Negação convoca Autoridades de Cáceres para ajudar a solucionar os problemas Hoje, 15 de dezembro – está marcada importante...

Internacional

ENERGIA: Encontro internacional da OCDE debate estratégias anticorrupção em projetos de infraestrutura

TCU participou do workshop com representante especializado no setor energético. O evento aconteceu em Cartagena, na Colômbia A Secretaria de...

Internacional

SIREE: Brasil é o 2º país das Américas com maior geração de resíduos eletrônicos, atrás somente dos EUA

Prejuízo à economia e à natureza, causada pela falta de destinação correta de resíduos eletrônicos Uma pesquisa realizada pelo Centro...

Internacional

Argentina terá segundo turno presidencial entre Sergio Massa e Javier Milei

Polarizada entre centro-esquerda e extrema-direita; segundo turno definirá futuro político do país As eleições presidenciais na Argentina, realizadas no domingo,...

Internacional

Barroso se reúne com Conselho Constitucional Francês para discutir papel do Judiciário

Ministro destaca compromisso do STF com a segurança jurídica e o empreendedorismo O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís...

Internacional

POLÍTICA SANGRENTA: Candidato à Presidência do Equador é morto com tiros na cabeça

Crimes ligados ao narcotráfico fizeram a taxa de homicídios quase dobrar no Equador em 2022 O candidato Fernando Villavicencio, de...

Internacional

TERROR EM ISRAEL: Ataque em Tel Aviv deixa um morto

Segurança foi ferido durante confronto na tarde de sábado (05) e não resistiu aos ferimentos. O terrorista foi morto no...

Internacional

POR DENTRO DA MATA: Êxodo de venezuelanos rumo aos EUA

Em 2023, dos 248 mil que se arriscaram na selva de Darién, mais da metade saiu da Venezuela; 21% são...

Internacional

PREÇO ALTO DA DROGA: Cocaína “euromilhões” causa câncer em toxicodependentes

Em Portugal, Cocaína adulterada com substância cancerígena faz disparar lucro de traficantes Toxicodependentes estão usando cocaína “traçada” com fenacetina, substância...

Internacional

COMÉRCIO EXTERIOR: Plantas frigoríficas habilitadas para exportar carne bovina brasileira para a China

Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, são duas plantas de Rondônia, uma do Espírito Santo e...

Internacional

ALIMENTOS: Inscrições para a Thaifex-Anuga Asia, na Tailândia, vão até o dia 18 de março

Evento, que acontece em maio, é voltado para cooperativas, agroindústrias e empresas brasileiras do setor alimentício Cooperativas, agroindústrias e empresas...

Internacional

REDE SOCIAL: Facebook e Instagram terão assinatura paga para verificar Contas

A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de US$ 11,99 (cerca...

Internacional

NOVIDADE: Celular da Coca-Cola? Esta pode ser a primeira imagem do ColaPhone

Acredita-se que a empresa poderá colaborar com uma marca conhecida, como a Xiaomi, a Oppo ou a Huawei Apágina Ice...

Internacional

Bolsonaro internado às pressas nos EUA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou no seu Instagram a notícia da internação de Jair Bolsonaro O ex-presidente Jair Bolsonaro foi...

Internacional

Repressão: Mulher é presa por rezar em silêncio perto de uma clínica de aborto na Inglaterra

Autoridades prenderam uma mulher pró-vida por orar silenciosamente do lado de fora de uma clínica de aborto no Reino Unido...

Internacional

Hipopótamo engole menino pela cabeça e o “cospe” vivo

Em um fato quase impossível de acreditar, uma criança de Uganda, país africano, sobreviveu de algo que parecia impossível: ser...

Internacional

Lula na verdade morreu e foi substituído? Entenda a teoria

Lula está vivo e atuando na transição de governo em Brasília. A teoria da conspiração surgiu após o resultado do...

Internacional

Próximo de 100% é a Inflação da Argentina: a fome leva “alguns” aos lixões

Já em dezembro – o Banco Central argentino prevê vertiginosa escalada nos preços: 100% POR CELSO ANTUNES DRT 2074/MT Ainformação...

Internacional

ENDOLASER: Cirurgia realizada em Cuiabá é transmitida ao vivo para congresso internacional

ASSESSORIA O evento reúne especialistas da China, Estados Unidos, Itália, Suíça, Bélgica e Alemanha Uma cirurgia para a remoção de...

Internacional

APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizou uma missão que resultou...

Internacional

GUERRA DA RÚSSIA-UCRÂNIA: A jornada de três mulheres que pedem ajuda para ‘libertar’ seus maridos em Azovstal

Elas deixaram Kiev em 23 de abril. Passaram pelo Vaticano, pela Polônia e pela Alemanha, antes de chegar à França...

Internacional

Morte de jovem Debanhi Escobar choca o México

Morte de adolescente originou uma onda de protestos contra o crescimento do número de feminicídios no México, onde desaparecem cerca...

Internacional

Maduro e Biden negociarão sanções petrolíferas em Trinidad e Tobago

O aumento dos preços dos combustíveis nos EUA e empresas petrolíferas como a Chevron pressionam a reunião para avaliar o...

error: Content is protected !!
× Envie a sua matéria!