Esporte
Delegações estão prontas para os jogos escolares de Cáceres
Equipes fizeram boas preparações para encarar
a décima etapa regional do evento
Contagem regressiva para o início da décima e última etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. As delegações que participam da competição se prepararam até o último momento para os jogos que serão sediados em Cáceres, a partir desta sexta-feira (16). Os estudantes também estão muito ansiosos para entrar em quadra.
A competição será nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Cerca de 800 estudantes, com idades entre 12 e 17 anos, participam dos jogos que terão a duração de cinco dias.
O chefe da delegação de Curvelândia, Aldemir Pedro, garante que as equipes do município se prepararam da melhor maneira para o escolar. Ele ressalta que a cidade vem forte nas modalidades de vôlei e futsal. Inclusive, no ano passado, o vôlei de Curvelândia foi campeão nas categorias A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 17 anos). O futsal da também foi vitorioso em 2015.
Pedro também ressalta que os jogos não são apenas competição, mas possui um valor pedagógico e social muito importante para os adolescentes. “Esse evento ajuda a formar o caráter desses jovens”, afirma.
Quem está no clima dos jogos desde o começo do ano é a cidade de Cáceres, que promoveu uma das maiores competições municipais dos jogos escolares, que envolveu 115 equipes da cidade, sendo 15 delas da zona rural. Ao todo foram 15 dias de competição que classificou as equipes para a etapa regional do escolar.
Aproveitando o embalo do municipal, a delegação de Cáceres vem forte para o regional e promete ganhar títulos principalmente no vôlei, handebol e futsal. No handebol a cidade tem tradição, pois já foi campeã várias vezes na fase regional e atualmente detém o título do estadual escolar de Mato Grosso.
O chefe da delegação de Cáceres, Edson da Silva, disse que os estudantes estão muito ansiosos para o início da competição, principalmente os alunos da zona rural da cidade que irão participar dos jogos pela primeira vez. “Tudo é novidade para eles. E os meninos e meninas estão deslumbrados com a possibilidade de representar Cáceres em uma competição”, enfatiza.
Araputanga é outra delegação que chega bem para os jogos. A cidade tem tradição em esportes, já que, desde de 1994, trabalha com escolinhas de iniciação esportiva nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação.
Esse trabalho de base já rendeu títulos importantes para a cidade, como campeonatos sul -americanos de basquete e títulos nacionais no atletismos. A fundista Nathalia Ramilo, por exemplo, foi uma das atletas reveladas por conta do projeto esportivo da prefeitura de Araputanga. Em 2014, Ramilo foi campeã brasileira em uma das provas de corrida dos jogos escolares (etapa nacional).
O chefe da delegação de Araputanga, Ricardo Miranda, destaca que as equipes vão manter a tradição da cidade nos jogos de Cáceres. “Temos ótimas chances de títulos nas quatros modalidades: futsal, vôlei, basquete e handebol”, garante Miranda.
Jogos em Cáceres
Nesta sexta-feira (17) haverá a cerimônia de abertura da competição, que será realizada a partir das 19h no ginásio poliesportivo Didi Profeta.
O evento contará com o desfile das 12 delegações que participam dos jogos, o que dá um total de 781 estudantes/atletas (masculino e feminino), 47 equipes e 27 escolas. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento durante os cinco dias de jogos.
Cáceres fecha o ciclo das 10 etapas regionais dos jogos escolares. Essa fase classifica equipes para a etapa estadual da competição, que será divida em três momentos, sendo realizada nas cidades de Araputanga (individuais), Campo Verde (coletivas) e Água Boa (coletivas). Em seguida os jogos seguem para fase nacional na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.
Os Jogos Escolares (etapas regionais e estaduais) são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU) e municípios sedes da competição.
Continue lendo