Artigo
Implementação da “Governança de Dados” nas empresas
O primeiro passo é promover uma mudança cultural que reforce a importância dos dados para as pessoas
A consultoria International Data Corporation (IDC) estima que haverá 163 zettabytes de dados gerados no mundo até 2025. Até 2013, foram produzidos 4,4 zettabytes. Portanto, é cada vez mais crítico que as empresas implementem uma governança de dados em seus negócios.
Pessoas, Processos e Tecnologia – Nesta empreitada, há três principais pilares: pessoas, processos e tecnologia. Os dois primeiros impulsionam a adoção de programas de governança e o aprimoramento da qualidade dos dados. Sem eles, a tecnologia não funciona.
O primeiro passo é promover uma mudança cultural que reforce a importância dos dados para as pessoas. A partir daí, é necessário implementar a melhoria nos processos, com ferramentas que auxiliem o monitoramento constante de forma a obter segurança, conformidade e qualidade. Não é possível implantar tecnologias de ponta na empresa antes que as pessoas estejam preparadas e os processos suportem a adoção das ferramentas.
Equipe e Produtização – Para isso, é fundamental ter uma equipe – formada por administradores, arquitetos, engenheiros, analistas e cientistas de dados, entre outros – que transforme informações brutas em dados prontos para consumo, na etapa conhecida como ‘produtização’.
Tecnologias de Suporte – Para alcançar o gerenciamento eficiente de grandes volumes, é possível utilizar tecnologias que facilitem o acesso, a busca e a análise dos dados, como armazenamento em nuvem e big data; integração entre sistemas e a automação de fluxos de trabalho para coletar e atualizar os metadados.
Regras e Políticas – Também é necessário investir na implantação e no monitoramento de regras ou políticas para seguir as diretrizes éticas e regulatórias adequadas, além de processos automatizados de limpeza, validação, enriquecimento e, principalmente, verificação de qualidade de dados.
Análise de Maturidade – Recomendamos fazer uma análise da maturidade da empresa em relação à cultura e ao uso de dados, para que os indicadores possam ser medidos e seguir em evolução conforme os objetivos da companhia.
Desafios e Percepção de Valor – Sabemos que a implementação da governança de dados enfrenta desafios significativos, principalmente no que diz respeito à percepção de valor por parte dos stakeholders. Ainda que seja fundamental para a eficiência operacional e estratégica, muitos não compreendem plenamente a sua importância.
Superando Barreiras – Para superar essa barreira, é vital que os responsáveis pela governança estejam integrados às operações. A tecnologia pode ser uma aliada, mas é preciso levar em consideração fatores como a maturidade organizacional na descoberta de insights, a garantia da segurança dos dados e o equilíbrio entre acesso, controle e necessidade, assim como a convergência com a Inteligência Artificial.
Funcionalidades de Governança – As tecnologias de governança de dados oferecem funcionalidades que promovem transparência, como compartilhamento seguro de informações, pesquisas avançadas, catalogação automatizada das fontes e visualização da linhagem dos dados. Isso não apenas garante o uso responsável, mas também ajuda as organizações a identificar e corrigir redundâncias, baixa qualidade e descentralização dos dados, promovendo uma gestão mais eficiente e confiável.
Justificando Investimentos – Por fim, é fundamental utilizar plataformas para mostrar o engajamento das equipes, a evolução do catálogo de dados descobertos, o volume de glossários de negócios enriquecidos e a usabilidade desses ativos ao longo do ciclo de vida do projeto de implantação de um programa de governança de dados. Isso ajuda as empresas a transmitir o valor da atividade e, consequentemente, justificar os investimentos.
Sobre a NAVA Technology for Business – Com mais de 28 anos de atuação, a NAVA Technology for Business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, de seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br
Tatiane Martins Franco Bascuñan é especialista em Governança de Dados na NAVA Technology for Business
Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149