Conecte-se conosco

Nacional

FEMINICÍDIO: Assassino de Viviane Araújo de Sena é condenado a 17 anos de prisão

Publicado

em

Em fevereiro de 2021, ele a estrangulou até a morte dentro de casa

Julgamento de Francisco Antônio Lima da Silva (32 anos), acusado de matar Viviane de Araújo de Sena (Foto: Marcus Phillipe/TJAM)

Manaus (AM) –  Viviane Araújo de Sena não podia mais usar maquiagem porque Francisco Antônio Lima da Silva, 32, dizia “não ser coisa de Deus”. O então companheiro de Viviane foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio triplamente qualificado: feminicídio, asfixia e motivo fútil. Em fevereiro de 2021, ele a estrangulou até a morte dentro de casa, em plena pandemia do novo coronavírus.

“Ela era mãe, filha, amiga, irmã. O tempo que ele ficar preso não vai suprir a falta que minha mãe faz, mas queremos que ele não faça isso com outras mulheres. A gente sabe que muitas mulheres morrem por isso, então, para que ele não quebre outra família, a gente clama por justiça”, afirmou Agnes Araújo, de 19 anos, filha mais velha de Viviane. 

“São dois anos de muita tristeza, complicações e a falta que ela faz, principalmente para mim e para a minha irmã mais nova. Eu fiquei órfã de pai muito cedo, e tive também minha mãe arrancada de mim por ele (Francisco). Ele tirou a vida dela sem que ela pudesse se defender”, disse. 

Tribunal de Juri – Foto: Marcus Phillipe/TJAM

A Sessão fez parte da “23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa”, programa promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Judiciários Estaduais. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) integrou essa força-tarefa que procura ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha e agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O réu permaneceu calado no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, em Manaus, em sessão presidida pela juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Roseane do Vale Cavalcante Jacinto. Francisco estava preso à espera do julgamento desde 2021 e foi defendido pelo Defensor Público Rafael Albuquerque. 

As sobrinhas, amigas e as filhas de Viviane aguardavam a sentença do lado de fora, esperando a pena máxima para Francisco.

A sobrinha de Viviane, Lívia Alves disse que a condenação não ameniza a dor da família, mas mostra que a justiça prevalece. “Nossa família fica consolada apenas pelo fato dele estar preso, que mostra que nós aqui fora estamos seguras, principalmente as filhas dela”, explicou.

Francisco estava preso à espera do julgamento desde 2021. Ele foi condenado no dia 08 de março de 2023 – Foto: Marcus Phillipe/TJAM

Os familiares de Viviane afirmam que Francisco sentia ciúmes doentio e tentava controlar a vida da companheira de todas as formas. “Ele se passava por cristão e nós acreditávamos nele, porque ele dizia ter revelações e sonhos. Isso era uma forma de reprimir minha mãe, que sempre foi uma mulher independente, trabalhadora e quando ele entrou na vida dela, tudo mudou. Ele não a agredia fisicamente, mas verbalmente. Eles tinham brigas por ciúmes porque ele sentia muito ciúmes dela, todo lugar que ela ia ele acompanhava”, lembrou Agnes. Viviane, que tinha 35 anos, trabalhava como industriária.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE), em março de 2021, dizia que o motivo da morte de Viviane não havia sido totalmente esclarecido. Viviane e Francisco eram namorados havia dois anos, e moravam juntos há aproximadamente um ano na época do crime. O documento cita episódios de fanatismo religioso por parte de Francisco, que chegou a rasgar as roupas da vítima e a proibir de usar maquiagem. 

No dia do assassinato de Viviane, familiares de Francisco a levaram para uma base do Samu, na Bola do Coroado. Chegaram a alegar que ela estava passando mal por complicações relacionadas à Covid-19. No entanto, o médico atestou que a morte ocorreu por asfixia mecânica.

IMPUNIDADE DA MISOGINIA

Manifestação do Fórum Permanente das Mulheres em frente ao Fórum Henoch Reis durante o julgamento do assassino de Viviane Araújo de Sena – Foto: Nicoly Ambrósio

As ativistas feministas do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM) estavam mais uma vez clamando por justiça ao lado dos familiares da vítima, do lado de fora do prédio do Tribunal. Luzanira Varela, representante do FPMM, lembrou emocionada que o julgamento do feminicídio de Viviane Araújo de Sena deve servir de exemplo contra a impunidade da misoginia na sociedade brasileira. 

“A condenação não traz a vida de Viviane de volta, mas esta família vai sentir que a Justiça prevalece e que isso sirva de exemplo para os homens misóginos e machistas que se acham donos das mulheres. A família dela diz que ele falava para a Viviane que se ela não fosse dele, ela não seria de ninguém. Então, os homens têm que deixar de achar que são donos da vida das mulheres. Nós temos direito a viver nossa vida! Chega de assassinatos, nosso corpo é nosso”, disse Luzanira. 

VÍTIMAS DE FEMINICÍDIO

De acordo com os dados da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio apenas no primeiro semestre do ano passado. Nos últimos quatro anos, o número de feminicídio cresceu 10,8% na comparação entre os primeiros semestres. 

Anúncio Patrocinado
Protesto do FPMM em frente ao Fórum Henoch Reis em 2021. (Foto: Raphael Alves/Tjam)

O levantamento encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) lança luz sobre a vitimização de mulheres no Brasil ocorrida no último ano e aponta para o crescimento de feminicídios. “Ainda que não se possa hierarquizar os traumas provocados pelas diferentes modalidades de violência, o fato é que estamos diante de um crescimento agudo de formas graves de violência física, que podem resultar em morte a qualquer momento. Neste sentido, embora os dados de feminicídios e homicídios dolosos de mulheres do ano de 2022 ainda não estejam disponíveis, não será surpresa se nos depararmos com o crescimento de ambas as modalidades de violência letal contra as mulheres. Infelizmente o Brasil ficou mais inseguro para todas nós”, diz a pesquisa.

Antônia Maria Barroso, do FPMM, explica que as estagnações nas etapas de processos de feminicídio tornam a vida dos familiares das vítimas ainda mais difíceis e dolorosas “Quando essas etapas são estagnadas por algum motivo parece que nunca vai chegar o dia que vai ser feita a Justiça. Até que os assassinos sejam condenados, essa família tem mais ciclos de violência porque o Estado fica ocioso, o Processo não anda e isso violenta essa família. Os filhos têm que conviver muitas vezes com o assassino, pois são dependentes dele por viverem no mesmo ciclo familiar, na mesma casa, porque os acusados acabam esperando o julgamento em liberdade”, afirmou.

O Amazonas é o terceiro estado com maior proporção de casos de feminicídios do País. Só em Manaus, foram registrados 72 feminicídios nos primeiros 11 meses de 2022, um aumento de 140% em relação ao mesmo período em 2021. “O mapa da violência cresceu e nós temos instituições aqui no Estado que deveriam fazer o trabalho de apoio às mulheres e não estão conseguindo, porque o serviço foi reduzido. A importância que o governo está dando para os casos de feminicídio e violência contra as mulheres é pouca e a política não está sendo implementada”, desabafa.

Por Nicoly Ambrosio

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

Anúncio Patrocinado

Região

Região

Convite Especial: Participe da 1ª Festa do Milho em Curvelândia! Começa hoje

A entrada é gratuita, e contamos com a sua ilustre presença para abrilhantar ainda mais este momento especial Venha celebrar...

Região

Delícias e Tradições: 1ª Festa do Milho de Curvelândia, realizada pelo Instituto Brasil acontece neste final de semana

A Festa do Milho tem o objetivo de promover e valorizar a cultura agrícola fundamental em Mato Grosso A 1ª...

Região

Desafios orçamentários e compromisso organizacional provocam o adiamento da “1ª Festa do Milho” em Curvelândia/MT

A decisão de adiar a festa foi motivada pelo atraso na abertura do Orçamento do Governo do Estado de Mato...

Manchete

Transformação no Campo: Lula e o Governo Federal Impulsionam Regularização Fundiária no Oeste de Mato Grosso

O Presidente Lula e o Governo Federal encontram-se firmemente empenhados na regularização fundiária Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Ministro...

Região

Oeste de Mato Grosso: Irajá Lacerda e Fávaro, defensores da Regularização Fundiária

O Ministro Carlos Fávaro e Irajá Lacerda estão empenhados em agilizar a regularização fundiária no oeste de Mato Grosso O...

Região

Investimento em Saneamento Básico e Abastecimento de Água: Mauro Mendes destina R$ 78,5 milhões para obras em Municípios

O Rio Paraguai é grandemente beneficiado pelos trabalhos de despoluição; e, consequentemente, a população também ganha com esse investimento Em...

Região

COOPERA+MT: Emoção e homenagens marcam as comemorações pelos 50 anos do Sistema OCB/MT

“Esse momento é muito importante, porque representa 50 anos de vida, de conquistas, de desafios, de pessoas que passaram por...

Região

TRIBUNAL DE CONTAS: Presidente da Câmara de Araputanga participa do Interage TCE, em Cuiabá

“Diálogo franco e construtivo entre fiscal e fiscalizado, não deixando espaço para dúvidas” O Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Região

SEMA: Arara-canindé e antas resgatadas: “soltas” no Santuário de Elefantes

A arara foi solta e as antas vão permanecer sob cuidados especiais do Santuário até estarem aptas para a soltura...

Região

Deputado Júlio Campos quer Regularização Fundiária em Cuiabá/MT

O deputado estadual também pretende apoiar ações de regularização fundiária em prol dos pequenos produtores rurais mato-grossenses O Deputado estadual...

Anúncio Patrocinado

Cidade

Cidade

41º FIPe: Prefeitura prepara celebração para 2024

Lançamento oficial anuncia programação e destaques do evento Nesta segunda-feira, 17 de junho, às 19h, no Centro de Eventos Maria...

Cidade

Irajá Lacerda e Ricardo Grácia: Parceria que transforma Cáceres com ações de solidariedade

Doação de calçados infantis e outras iniciativas reforçam o compromisso de líderes em melhorar a vida da população local Em...

Cidade

Ex-Reitor da Unemat é presidente do Republicanos em Cáceres

Taisir Karin busca alianças políticas visando candidatura à Prefeitura Em uma reunião da Executiva Municipal realizada nesta quinta-feira, 06 de...

Cidade

Dr. Sérgio enfrenta prefeita em defesa de Crianças Autistas e critica tentativa de bloquear atendimento de saúde

A prefeita Eliene Liberato Dias, do PSB, está sob intensas críticas por sua ação de tentar barrar um mutirão da...

Cidade

Magistrado: Vê importância de Instituto de Autismo e barra ação da Prefeita Eliene

O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, José Eduardo Mariano, destaca a importância do mutirão, que visa diagnosticar crianças...

Cidade

“Café no Bule” provoca alvoroço ao fazer reportagem a cavalo

Apresentador Edmilson Campos, o Café no Bule, utiliza cavalo Marimbondo para chamar atenção sobre problemas em bairro afetado pelas chuvas...

Cidade

Câmara de Cáceres debate 44 proposituras em sessão ordinária

Propostas abrangem saúde, educação, saneamento e infraestrutura; destaque para parcerias com a Empaer Na movimentada sessão ordinária desta segunda-feira (20/05),...

Cidade

Propostas: Plano Diretor de Desenvolvimento de Cáceres/MT

O plano é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do município A Câmara de Cáceres definiu o calendário...

Cidade

Enchentes em Cáceres: Recursos disponíveis desde fevereiro, mas entrega apenas próximo das eleições?

É fundamental que a população de Cáceres e as autoridades competentes estejam atentas a essa situação Apesar dos recursos estarem...

Cidade

Cristo Pantaneiro: A alma revelada nas cores de Carlinhos Viana

Uma jornada emocional pela arte e espiritualidade do pantanal A exposição de arte de Carlinhos Viana é muito mais do...

Anúncio Patrocinado

Saúde

Saúde

STF analisará integralidade da aposentadoria por doença incurável

Decisão do STF poderá redefinir regra da Reforma da Previdência de 2019, que prevê benefício mínimo de 60% A Reforma...

Saúde

Maio Vermelho: Prevenção e detecção precoce do câncer bucal

Feridas na boca que não cicatrizam em três semanas podem ser um dos principais sintomas do câncer bucal e merecem...

Saúde

Dengue: Alimentos a evitar e a consumir para ser curado

Descubra quais alimentos ajudam no combate à dengue e quais devem ser evitados para minimizar riscos à saúde A dengue...

Saúde

Jussara Evangelista luta por melhorias na saúde de Cáceres/MT

Conheça a trajetória de Jussara Evangelista, enfermeira dedicada à saúde pública e agora pré-candidata a vereadora em Cáceres/MT O trabalho...

Saúde

PATRONO: Gilmar Mendes impulsiona projeto de implantação da unidade da Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso

“Investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade em Cuiabá” A incansável busca da assessora parlamentar Adriane...

Saúde

DOE VIDA: Faça parte da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”

Sua doação pode salvar vidas: lutemos contra as doenças crônicas O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo...

Saúde

TCU investiga potenciais irregularidades nas aquisições de medicamentos para o tratamento do HIV/AIDS

O Tribunal analisou prejuízos aos recursos públicos, atrasos na entrega de medicamentos e falta de transparência nos contratos O Tribunal...

Saúde

Prefeitura de Cáceres reinaugurará, no próximo dia 06 de fevereiro, às 17 horas, o Centro de Reabilitação – CER

Ampliação e modernização do espaço para atender às necessidades específicas dos pacientes Conforme afirmado pela prefeita Eliene Liberato Dias, a...

Saúde

Pesquisa mostra que Cáceres/MT evoluiu muito na área da Saúde

Retomada do Consórcio permitiu mais agilidade nos atendimentos de consultas, exames e cirurgias Pesquisa qualitativa feita pela Avaliar, em agosto...

Saúde

Unimed Cáceres: atendimento segue normal, apesar de notificação da ANS

Cooperativa anuncia audiência com ANS e reitera confiança na reversão da situação Apesar da notificação da Agência Nacional de Saúde...

Anúncio Patrocinado

Política

Política

Sérgio Arruda desponta como alternativa a Eliene e Francis

A candidatura de Sérgio Arruda, destacada pela promessa de renovação, desafia a hegemonia de Eliene Liberato e Francis Maris em...

Política

Capacita 11: Paulo Araújo enaltece o evento dos Progressistas

Evento realizado no Paiaguás Palace Hotel destaca-se pela capacitação de pré-candidatos e líderes políticos para as eleições de 2024 Neste...

Política

Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres, sucesso ressonante que reforça a candidatura do Dr. Sérgio Arruda

Evento reúne líderes e população para discutir o futuro de Cáceres/MT O “Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres”, realizado na última sexta-feira,...

Política

Convite: “Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres”

Dr. Sérgio Arruda, Presidente do PP, convoca a comunidade para discussão sobre o futuro da cidade O Presidente do Partido...

Política

Valdinei Félix: Expectativa de renovação no Legislativo municipal

Empresário e ativista social, Félix se destaca como pré-candidato pelo PRD com foco em políticas públicas No cenário atual da...

Política

Repórter Castro do Desperta Cáceres recebe apoio no Nova Era

União de moradores: Cleydson Castro é destaque como pré-candidato a vereador no bairro Nova Era No último sábado, o jovem...

Política

“Aliado” da prefeita Eliene pode ser obstáculo à reeleição

Republicano Valmir Moreto “ameaça planos de reeleição” da Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) com lançamento de candidatura do professor Taisir...

Política

Pleito eleitoral: Dr. Leonardo sinaliza apoio a Giuliano Garcia

Ex-deputado e pré-candidato à vereança alinham estratégias políticas para eleições de 2024 O ex-deputado estadual e federal pelo partido Republicano,...

Política

Pré-candidatura de Sérgio Arruda ganha força em Cáceres/MT

Médico-cardiologista conquista apoio popular e se destaca politicamente A pré-candidatura do médico-cardiologista Sérgio Arruda dá mostras de que realmente é...

Política

“Movimento Pró-Jovens na Política” é a juventude em ação rumo a um futuro promissor para Cáceres/MT

Um encontro de ideias e compromissos com o Dr. Sérgio Arruda É com grande entusiasmo que o Movimento Pró-Jovens na...

Anúncio Patrocinado

Coluna do Celso Antunes

Internacional

Internacional

História: Celebrando o “Dia do Trabalho” e a devoção a “São José Operário”

Reflexões sobre a importância histórica e espiritual do 1º de Maio Neste 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho,...

Internacional

Visita histórica: 4 Ministros de Estado e Autoridades Nacionais e Internacionais chegam a Cáceres para apresentar Rota Estratégica para o Agronegócio

Início de uma nova era para o agronegócio brasileiro e sua relação com o mercado asiático e a comunidade andina...

Internacional

Problemas Políticos: Autoridade Palestina tenta se distanciar do Hamas e do Irã

Recentemente, partido de Mahmoud Abbas pediu o fim da intervenção iraniana em assuntos palestinos e criticou o grupo terrorista Hamas...

Internacional

IMAGEM IMPACTANTE: Onça em pleno ataque a jacaré no Pantanal recebe o título de “Melhor Foto da Vida Selvagem do Ano”

O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré, foi eleita a melhor foto pela Organização...

Internacional

BASTA: Policia de San Matias é pressionada a deixar vergonhosa prática de “atropelos”

Fortíssimas denúncias mostraram o quanto a Policia de San Matias se encontra manchada por atos corruptos – veja vídeo No...

Internacional

EXTORSÃO: Brasileiros vivem “tempos difíceis” na Bolívia

Vereador Negação convoca Autoridades de Cáceres para ajudar a solucionar os problemas Hoje, 15 de dezembro – está marcada importante...

Internacional

ENERGIA: Encontro internacional da OCDE debate estratégias anticorrupção em projetos de infraestrutura

TCU participou do workshop com representante especializado no setor energético. O evento aconteceu em Cartagena, na Colômbia A Secretaria de...

Internacional

SIREE: Brasil é o 2º país das Américas com maior geração de resíduos eletrônicos, atrás somente dos EUA

Prejuízo à economia e à natureza, causada pela falta de destinação correta de resíduos eletrônicos Uma pesquisa realizada pelo Centro...

Internacional

Argentina terá segundo turno presidencial entre Sergio Massa e Javier Milei

Polarizada entre centro-esquerda e extrema-direita; segundo turno definirá futuro político do país As eleições presidenciais na Argentina, realizadas no domingo,...

Internacional

Barroso se reúne com Conselho Constitucional Francês para discutir papel do Judiciário

Ministro destaca compromisso do STF com a segurança jurídica e o empreendedorismo O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís...

Internacional

POLÍTICA SANGRENTA: Candidato à Presidência do Equador é morto com tiros na cabeça

Crimes ligados ao narcotráfico fizeram a taxa de homicídios quase dobrar no Equador em 2022 O candidato Fernando Villavicencio, de...

Internacional

TERROR EM ISRAEL: Ataque em Tel Aviv deixa um morto

Segurança foi ferido durante confronto na tarde de sábado (05) e não resistiu aos ferimentos. O terrorista foi morto no...

Internacional

POR DENTRO DA MATA: Êxodo de venezuelanos rumo aos EUA

Em 2023, dos 248 mil que se arriscaram na selva de Darién, mais da metade saiu da Venezuela; 21% são...

Internacional

PREÇO ALTO DA DROGA: Cocaína “euromilhões” causa câncer em toxicodependentes

Em Portugal, Cocaína adulterada com substância cancerígena faz disparar lucro de traficantes Toxicodependentes estão usando cocaína “traçada” com fenacetina, substância...

Internacional

COMÉRCIO EXTERIOR: Plantas frigoríficas habilitadas para exportar carne bovina brasileira para a China

Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, são duas plantas de Rondônia, uma do Espírito Santo e...

Internacional

ALIMENTOS: Inscrições para a Thaifex-Anuga Asia, na Tailândia, vão até o dia 18 de março

Evento, que acontece em maio, é voltado para cooperativas, agroindústrias e empresas brasileiras do setor alimentício Cooperativas, agroindústrias e empresas...

Internacional

REDE SOCIAL: Facebook e Instagram terão assinatura paga para verificar Contas

A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de US$ 11,99 (cerca...

Internacional

NOVIDADE: Celular da Coca-Cola? Esta pode ser a primeira imagem do ColaPhone

Acredita-se que a empresa poderá colaborar com uma marca conhecida, como a Xiaomi, a Oppo ou a Huawei Apágina Ice...

Internacional

Bolsonaro internado às pressas nos EUA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou no seu Instagram a notícia da internação de Jair Bolsonaro O ex-presidente Jair Bolsonaro foi...

Internacional

Repressão: Mulher é presa por rezar em silêncio perto de uma clínica de aborto na Inglaterra

Autoridades prenderam uma mulher pró-vida por orar silenciosamente do lado de fora de uma clínica de aborto no Reino Unido...

Internacional

Hipopótamo engole menino pela cabeça e o “cospe” vivo

Em um fato quase impossível de acreditar, uma criança de Uganda, país africano, sobreviveu de algo que parecia impossível: ser...

Internacional

Lula na verdade morreu e foi substituído? Entenda a teoria

Lula está vivo e atuando na transição de governo em Brasília. A teoria da conspiração surgiu após o resultado do...

Internacional

Próximo de 100% é a Inflação da Argentina: a fome leva “alguns” aos lixões

Já em dezembro – o Banco Central argentino prevê vertiginosa escalada nos preços: 100% POR CELSO ANTUNES DRT 2074/MT Ainformação...

Internacional

ENDOLASER: Cirurgia realizada em Cuiabá é transmitida ao vivo para congresso internacional

ASSESSORIA O evento reúne especialistas da China, Estados Unidos, Itália, Suíça, Bélgica e Alemanha Uma cirurgia para a remoção de...

Internacional

APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizou uma missão que resultou...

Internacional

GUERRA DA RÚSSIA-UCRÂNIA: A jornada de três mulheres que pedem ajuda para ‘libertar’ seus maridos em Azovstal

Elas deixaram Kiev em 23 de abril. Passaram pelo Vaticano, pela Polônia e pela Alemanha, antes de chegar à França...

Internacional

Morte de jovem Debanhi Escobar choca o México

Morte de adolescente originou uma onda de protestos contra o crescimento do número de feminicídios no México, onde desaparecem cerca...

Internacional

Maduro e Biden negociarão sanções petrolíferas em Trinidad e Tobago

O aumento dos preços dos combustíveis nos EUA e empresas petrolíferas como a Chevron pressionam a reunião para avaliar o...

Internacional

Pelo menos três soldados ucranianos morreram desde o início da invasão russa

INTERNACIONAL R7 Forças terrestres da Rússia entraram nesta quinta-feira (24) na Ucrânia a partir de vários pontos, informou o serviço...

Internacional

O inventor asmático que ajuda a transformar poluição do ar em ladrilhos

Aos 10 anos de idade, morando em Mumbai, Angad Daryani costumava ter dificuldade para respirar durante as partidas de futebol...

error: Content is protected !!
× Envie a sua matéria!